Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, é assassinado na residência em Bissau

Fonte: Wikinotícias
João Bernardo Vieira

Bissau, Guiné-Bissau • 2 de março de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com os oficiais, João Bernardo Vieira, o presidente da Guiné-Bissau, foi morto a tiros na segunda-feira no seu palácio por soldados renegados.

"Presidente Vieira foi morto pelo exército como ele tentou fugir da casa dele, que estava sendo atacado por um grupo de soldados perto do chefe de equipe Tagme Na Waie, esta manhã", disse à Agence France-Presse, o porta-voz militar, Zamora Induta, insistindo que "este não foi um golpe de Estado".

"Nós reafirmamos a nossa intenção de respeitar o poder eleito democraticamente e à Constituição da República", disse ele. "Os homens que mataram Presidente Vieira não foram presos, mas estamos a sua prossecução. Eles são um grupo isolado. A situação está sob controle".

Induta também disse que o presidente foi "se protegeu para baixo por balas disparadas por estes soldados", e que depois que sua casa saqueada. "Eles estavam levando tudo o que poderia levar, o seu pertences pessoais, o mobiliário, tudo", disse Induta.

O assassinato se acredita ser a vingança de uma alto-bomba que matou um dos seus rivais da Vieira, o chefe do exército pessoal Geral Batista Tagme Na Waie, apenas algumas horas antes.

A Constituição diz que o chefe da nação parlamento, Raimundo Pereira, Vieira está a suceder no caso de sua morte.

Jean Ping, o chefe executivo da União Africana, disse que o assassinato do presidente foi um "ato criminoso".

Guiné-Bissau, situada na costa ocidental de África, teve uma história de golpes, e é um dos países mais pobres do mundo. É notório como sendo um ponto de trânsito para a cocaína comércio entre a Europa e a América do Sul.

João Bernardo Vieira, nasceu em 1939, chegou ao poder na Guiné-Bissau durante um golpe em 1980, mas foi forçado a sair em 1999, quando uma guerra civil começou. Em 2005, voltou de seu exílio em Portugal, para participar nas eleições do país, e ganhou a votação.

Notícia Relacionada

Fontes

Na Wikipédia há um artigo sobre João Bernardo Vieira.