Presidente da Guiné morre e militares suspendem constituição do país
23 de dezembro de 2008
Logo após autoridades da Guiné informarem a morte do general presidente Lansana Conté, em Conacri, o capitão do Exército Moussa Dadis Camara anunciou nesta terça-feira na rádio estatal a dissolução do governo e das instituições republicanas, além da suspensão da Constituição.
Segundo o informe repassado pelo capitão, "as instituições republicanas se caracterizaram por sua incapacidade de envolver-se na solução das crises que deixam a população guineana em um desespero profundo".
Conté, que morreu aos 74 anos, comandou o país na África Ocidental com mão de ferro desde 1984, e a causa da morte ainda é desconhecida, sabendo-se apenas que era fumante e diabético.
A União Africana (UA) anunciou que acompanha com preocupação a situação em Guiné, segundo o comissário de Paz e Segurança da organização, Ramtan Lamamra.
Fontes
- France Press. Exército anuncia golpe de Estado com a morte do presidente de Guiné — Folha Online, 23 de dezembro de 2008
- Saliou Samb. Morre presidente de Guiné, militares suspendem Constituição [inativa] — Reuters, 23 de dezembro de 2008. Página visitada em 23 de dezembro de 2008
. Arquivada em 5 de março de 2016 - Presidente morre e militares assumem o poder na Guiné — BBC, 23 de dezembro de 2008
- Tentative de coup d'Etat en Guinée après la mort du président Conté — Le Monde, 23 de dezembro de 2008