Polícia faz explosão controlada em apartamento de atirador que abriu fogo em cinema nos Estados Unidos

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

24 de julho de 2012

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Autoridades de Denver, nos Estados Unidos, informaram que retiraram "grandes ameaças" do apartamento do suspeito de matar 12 pessoas na estreia do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, na noite da última sexta-feira (20), no cinema Century 16, em um shopping center do bairro de Aurora.

Policiais disseram que "reduziram de forma significativa" a ameaça das bombas e armadilhas colocadas por James Holmes em seu apartamento. A polícia afirmou que o suspeito agiu com "cálculo e deliberação", comprando munição durante meses. A polícia acredita que Holmes tenha sido o homem que, segundo testemunhas, entrou no cinema mascarado e lançou uma bomba com um gás não identificado antes de abrir fogo contra os espectadores.

Agentes do FBI, a polícia federal americana, e da polícia descobriram que o apartamento do suspeito tinha armadilhas e explosivos quando usaram uma câmera na ponta de uma vara de mais de 3 metros para conseguir observar o interior do apartamento. "Pessoalmente, nunca vi nada como o que encontramos lá", disse Dan Oates, delegado de polícia de Aurora, bairro onde ocorreu o ataque ao cinema.

Ontem (21), o esquadrão antibomba realizou uma pequena explosão controlada no prédio e os policiais desarmaram as armadilhas feitas com fios, junto com um dispositivo incendiário. Os policiais também encontraram potes com catalisadores, produtos químicos que explodiriam quando misturados a mais de 30 granadas improvisadas. "Este apartamento foi projetado para matar quem quer que entrasse", afirmou Oates, acrescentando que a primeira pessoa a morrer caso as armadilhas tivessem sido ativadas seria um policial.

Devido à ameaça de explosão, durante a operação o edifício onde fica o apartamento de Holmes e outros quatro prédios foram evacuados, mas a polícia espera liberar a área ainda neste fim de semana.

As autoridades de Denver divulgaram neste sábado a identidade das vítimas do ataque ao cinema do bairro de Aurora. As idades dos mortos variam entre 6 anos e 51 anos. Com a ação do atirador, 58 pessoas ficaram feridas no ataque ao cinema.

Fontes