Partidos pró Chávez vencem as eleições na Venezuela

Fonte: Wikinotícias

5 de dezembro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os partidos que apóiam o governo do Presidente Hugo Chávez venceram as eleições legislativas da Venezuela, que ocorreram no último domingo (4). O resultado era previsível tendo em vista que os principais partidos de oposição decidiram não participar das eleições.

Através das eleições foram definadas as 167 cadeiras da Assembléia Nacional, bem como os 12 deputados para o Parlamento Latino-Americano e outros 5 para o Parlamento Andino.

Segundo William Lara, diretor nacional do partido do governo Movimento V República (MVR), seu partido conseguiu 114 das cadeiras do parlamento.

Para o colunista do jornal El Nacional, Simón Alberto Consalvi, "a vitória absoluta do chavismo, contudo, pode ser o que (não abertamente) menos desejava o chefe da revolução bolivariana, ainda que nunca se atreva a confessá-lo. Precisava haver a presença de uma oposição reduzida, mas presente no final, na Assembléia Nacional para continuar sustentando internacionalmente que a “Venezuela é uma democracia”".

Por sua vez, o ministro do Interior Jesse Chacón disse no domingo que se a participação popular superasse os 17% dos votantes, isto legitimaria a Assembléia Nacional. Segundo Chacón, em 1998 o partido Ação Democrática, um dos movimentos opositores que não participou da recente eleição, conseguiu a maioria no Parlamento com uma participação ligeiramente superior a 11%.

Ver também

Fontes