Partido de Koizumi tem ampla vitória nas eleições legislativas no Japão

Fonte: Wikinotícias
Junichiro Koizumi em Brasília. Foto (arquivo):ABr.

12 de setembro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os resultados preliminares das eleições legislativas no Japão indicam uma grande vitória do Partido Liberal Democrático (PLD), do atual Primeiro-Ministro Junichiro Koizumi, que até o momento assegura 296 das 480 cadeiras da câmara baixa do Parlamento. O PLD ostentava 210 cadeiras na legislatura anterior.

Por outro lado, o Partido Democrático do Japão (PDJ), da oposição, foi o grande perdedor, pois sua participação parlamentar, que era de 177 cadeiras, caiu a 113. Seu líder, Katsuya Okada, anunciou sua renúncia. O partido Novo Komeito, aliado do PLD, obteve 31 cadeiras, 3 a menos do que nas eleições passadas. No entanto, a coligação superou a quantidade de 241 cadeiras necessária para obter uma maioria na câmara baixa.

A sondagem que deu menos vantagem aos liberais foi a da rede de televisão pública NHK, que fez uma pesquisa de boca de urna. Segundo essa pesquisa o PLD teria entre 285 e 325 cadeiras.

Koizumi dissolveu a câmara baixa dia 8 de agosto passado, depois que seu projeto de privatização dos serviços postais foi recusado pela câmara alta.

Resultados

Gráfico com os resultados das eleições


Fontes