Parlamento cubano ratifica por unanimidade acordo com Estados Unidos

Fonte: Wikinotícias

Cuba • 19 de dezembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Parlamento cubano ratificou hoje (19), por unanimidade, o acordo firmado entre Cuba e Estados Unidos, para normalizar as relações entre os dois países, após mais de meio século de hostilidade. "O Parlamento cubano deu hoje apoio unânime" ao acordo bilateral anunciado quarta-feira (17), em discurso do presidente Raúl Castro, segundo noticiou a agência de notícias cubana Prensa Latina. Raúl Castro presidiu nesta sexta-feira a reunião semestral do Parlamento cubano, em sessão focada na renovação das relações da ilha comunista com os Estados Unidos.

O embargo contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois de fracassada invasão da Baía dos Porcos, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro. Ainda na quarta-feira, os Estados Unidos libertaram os últimos três membros do grupo conhecido como os Cinco de Cuba, condenados em 2001 por espionagem. A libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labanino e Antonio Guerrero foi anunciada no mesmo dia em que Cuba libertou o norte-americano Alan Gross, que estava detido há cinco anos, também por espionagem. O Parlamento cubano conta com 612 membros e não tem representantes da oposição. A reunião de seus membros ocorre duas vezes por ano.

A sessão de hoje, fechada à imprensa internacional, foi convocada para rever o progresso do Plano Econômico Anual, que não cumpriu o objetivo de crescimento fixado em 2,2% para este ano. Segundo representantes do Conselho de Ministros no início do ano, Cuba deverá crescer apenas 1,3% em 2014.

Fontes