PSD divulga na íntegra carta de demissão de Kassab à presidenta Dilma

Fonte: Wikinotícias

17 de abril de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após o PSD declarar voto favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, presidente nacional da legenda, entregou hoje (15) sua carta de demissão ao Palácio do Planalto.

Kassab se reuniu no fim da tarde com o ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, para entregar o cargo. Não há informações se o ministro se encontrou com a presidenta. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre a substituição de Kassab.

Ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab assumiu o Ministério das Cidades no segundo mandato da presidenta, em junho de 2015. A pasta é responsável pela gestão do programa Minha Casa, Minha Vida, uma das vitrines do governo Dilma Rousseff. No mês passado, o Planalto lançou a terceira etapa do programa habitacional. O ministro foi prefeito da capital paulista por dois mandatos, entre 2006 e 2012, e em 2011 fundou o PSD com dissidentes de diversos partidos.


O Partido Social Democrático (PSD) divulgou neste domingo (17) a íntegra da carta enviada pelo presidente licenciado do partido, Gilberto Kassab, na última sexta-feira (15) à presidenta Dilma Rousseff. Na sexta-feira passada, Kassab pediu demissão do cargo de ministro das Cidades, após o PSD declarar voto favorável ao impeachment da presidenta.

Kassab ocupava o cargo de ministro das Cidades desde janeiro do ano passado. Na carta, o ex-ministro explica que o partido decidiu recomendar o voto pelo impeachment da presidenta e que permanecer no cargo de ministro, conflitaria com a decisão do partido.

“Diante disso, minha permanência à frente do Ministério das Cidades é insustentável, conflita com a decisão do meu partido e me leva a abrir mão do cargo, independentemente do resultado da votação do próximo domingo”, afirmou, na carta.

O ex-ministro disse ainda que o partido concorda que há a necessidade de um “pacto nacional” para que o país possa superar as dificuldades e que o PSD apoia e “ lutará com todas as suas forças por esse consenso”, agindo não só na Câmara como no Senado Federal para que isso seja alcançado

Kassab agradeceu a oportunidade dada pela presidenta para desenvolver políticas públicas e projetos sociais e declarou “comprometimento permanente com programas como o Minha Casa, Minha Vida”.

“A continuidade administrativa é um valor fundamental na garantia de direitos e a melhor forma de defender o legado dos governos. Ser ministro de Estado do meu país foi uma honra e um privilégio na minha vida pública."

Leia a íntegra do texto entregue à presidenta.

Brasília, 15 de abril de 2016

Prezada Presidente Dilma Rousseff,

Como é de seu conhecimento, além de ministro sou representante do Partido Social Democrático – PSD (hoje presidente licenciado). Assim, minha participação como ministro é, além do convite feito por V.Exa., resultado de decisão coletiva, fruto da manifestação de todos os Diretórios Estaduais, do Diretório Nacional e das bancadas da Câmara Federal e do Senado.

Ocorre que, como relatei pessoalmente a V.Exa. em recente conversa no Palácio do Planalto, o PSD decidiu, por maioria absoluta da nossa bancada federal, recomendar o voto pelo acolhimento do processo de impedimento que tramita junto à Câmara dos Deputados.

Diante disso, minha permanência à frente do Ministério das Cidades é insustentável, conflita com a decisão do meu partido e me leva a abrir mão do cargo, independentemente do resultado da votação do próximo domingo.

Como V.Exa. já reconheceu, há necessidade premente de um pacto nacional para que o País possa superar suas dificuldades políticas e retomar seu desenvolvimento. O PSD não apenas concorda, mas apoia e lutará com todas as suas forças por esse consenso. Agiremos na Câmara e no Senado com esse propósito.

Agradeço a V.Exa. a oportunidade de ter desenvolvido ao seu lado políticas públicas e projetos sociais essenciais ao País e declaro meu comprometimento permanente com programas como o Minha Casa, Minha Vida. A continuidade administrativa é um valor fundamental na garantia de direitos e a melhor forma de defender o legado dos governos. Ser ministro de Estado do meu país foi uma honra e um privilégio na minha vida pública.

Nosso partido, o PSD, é claramente a favor de um País cada vez mais justo e democrático. Defendemos com vigor a convivência e harmonia entre as diferentes posições como garantia da governabilidade. Portanto, seguiremos trabalhando para a construção de consensos que permitam ao País atravessar mais esse momento instável, sempre com respeito à Constituição e aos valores republicanos.

Tenho convicção da sua integridade pessoal, de seu compromisso democrático com nosso País e de sua serenidade diante de tantas adversidades. Despeço-me na certeza que o Brasil sairá mais forte e unido desse processo.

Atenciosamente,

Gilberto Kassab"

Fontes