Os anéis de Saturno são muito mais antigos do que se pensava

Fonte: Wikinotícias

13 de dezembro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Representação artística das partículas dos anéis de Saturno.

Estudos recentes no planeta Saturno realizados pela sonda Cassini–Huygens revelaram que os anéis do planeta são muito mais antigos do que se pensava. Estudos recentes mostram que eles podem ser até mais antigos que o próprio sistema solar.

Os estudos revelaram que eles poderiam ter de três a cinco bilhões de anos, e possivelmente foram formados bilhões de anos antes. Os cientistas pensavam que eles tivessem apenas 100 milhões de anos.

"Apesar das investigações feitas na década de 1970 pela Voyager - que diziam que os anéis de Saturno eram jovens, talvez mais velhos que os Dinossauros - Nós temos resultados que mostram que os anéis devem ser mais velhos que o sistema solar, e talvez já existissem bilhões de anos antes. A "reciclagem" deles talvez possa ser a causa mais provável de serem mais velhos que todo o sistema solar," disse o pesquisador Larry Esposito.

A determinação da idade foi feita quando o espectro de imagens Ultra-violeta da Cassini (UVIS) analisou a luz do Sol refletindo partículas exteriores ao anel, que eram de diferentes tamanhos. A pesquisa mostrou que havia um material acumulado no anel que era três vezes maiores do que os encontrados no anel nas Missões Voyager.

Os cientistas acreditavam que a explosão de um cometa pode ter dado a forma que os anéios possuem hoje, mas as atuais pesquisas revelam que essa tese estava parcialmente errada, porque todas as partículas tinham idades diferentes.

"Apesar de as pesquisas com a Voyager revelarem que os anéis eram mais jovens, Cassini mostrou que eles eram muito mais velhos; e por causa disso nós vemos agora uma visão transitória e um dinâmica acerca da história dos anéis, e acabamos chegando a conclusões paradoxiais - porque os anéis pareciam jovens, mas agora foi complovado que eles são mais velhos que o sistema solar," acrescentou Esposito.

A Cassini é operada conjuntamente pela NASA e pela Agência Espacial Européia.

Fontes

Ligação a um site em inglês *Alicia Chang. Saturn's Rings Older Than First Thought? — Twin Falls Times-News, 13 de dezembro de 2007  

Ligação a um site em inglês *Jonathan Amos. Saturn's rings 'may live forever' — BBC News Online, 13 de dezembro de 2007  

Ligação a um site em inglês *Saturn's Rings May be Old Timers [inativa] — NASA, 12 de dezembro de 2007. Página visitada em 13 de dezembro de 2007. Arquivada em 15 de abril de 2008