No Brasil, Presidente da Câmara dos Deputados nega que vai haver barganha com verbas por causa de CPI

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 2 de junho de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

No Brasil está para ser instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em outras repartições públicas e verificar se existe algum envolvimento do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no suposto esquema de corrupção.

Segundo a Agência Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), disse que a possível liberação de recursos para emendas parlamentares prometida pelo governo não é uma tentativa de ele influenciar os votos dos parlamentares pela criação da CPI e assim impedir a sua instalação. Severino disse: "Não vai haver barganha nenhuma".

A liberação de recursos do governo para as emendas parlamentares foi defendida por Severino: "Esse é o período das emendas. O governo não está fazendo favor nenhum em liberar as emendas dos parlamentares. Isso é obrigação do governo".

A verbas liberadas pelo governo atendem os pedidos das localidades que os congressistas representam.

O Ministro da Fazenda do governo Lula, Antonio Palocci Filho, reuniu-se nesta sexta-feira, 3 de junho, com o Presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti. Eles discutiram a pauta de votações da Câmara e um pedido de apoio aos produtores de arroz no Rio Grande do Sul. Os agricultores do Sul estão a sofrer com a queda dos preços dos grãos.

Ainda hoje, um requerimento foi apresentado pelo senador José Jorge (PFL-PE) que solicita que o Ministro Palocci explique a denúncia publicada em jornais brasileiros de que está a propor a liberação de verba do governo em troca do não apoio dos parlamentares brasileiros à CPI.

Fontes