Morreu aos 74 anos, o ator Cláudio Marzo

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

22 de março de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ator brasileiro Cláudio Marzo morreu hoje na madrugada de sábado para domingo (22), aos 74 anos, na cidade do Rio de Janeiro. Ele enfrentava complicações causadas por uma enfisema pulmonar e pneumonia e estava internado no Centro de Tratamento Intensivo da Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, desde o dia 4 deste mês. Segundo o médico da clínica João Manuel Pedroso, o quadro de pneumonia agravou-se e Marzo faleceu às 5hs39min. O ator já havia sido internado no hospital entre os dias 8 a 15 de fevereiro e em outras ocasiões no ano passado por problemas respiratórios.

Cláudio Marzo nasceu cidade de São Paulo, em 26 de setembro de 1940 e começou a carreira na TV Tupi (hoje SBT São Paulo), também em São Paulo no início da década de 1960. Foi do grupo Teatro Oficina, onde estudou o método Stanislavski (do russo Constantin Stanislavski).

Foi contratado pela recém-inaugurada TV Globo da cidade do Rio de Janeiro em 1965. Na emissora que seria a futura Rede Globo, fez novelas de sucesso e que hoje são clássicos da televisão brasileira: A Moreninha (1965), Eu Compro Esta Mulher (1966), Irmãos Coragem (1970, de Janete Clair), Carinhoso (1973, com a atriz Regina Duarte, com quem fez par romântico em várias novelas) e Saramandaia (1976).

Marzo foi dispensado dos trabalhos da TV Globo no final da década de 1980 e foi contratado pela TV Manchete (hoje RedeTV!), onde ele fez a novela Pantanal em 1990, de Benedito Ruy Barbosa, em que interpretou três papéis diferentes. A atuação do ator nessa novela levou a Globo a voltar pedir a volta do ator, onde fez atuações de sucesso da Fera Ferida (1993) e novamente a refilmagem de Irmãos Coragem (1995).

No cinema, ele participou de mais de 30 filmes, entre eles O Xangô de Baker Street, w:A Dama do Lotação e O Homem Nu, onde atuou pela última vez em A Casa da mãe Joana, em 2007. A despedida do ator nas telas da TV foi em 2008, quando participou da minissérie Guerra e Paz, em que interpretou o capitão Guerra. Em toda a carreira, Marzo trabalhou em 38 novelas, além de cinco minisséries e 35 filmes.

Filho de um metalúrgico e dona de casa, o ator Cláudio Marzo foi casado por quatro vezes com as atrizes Betty Faria, Denise Dumont e Xuxa Lopes, respectivamente. Sua última mulher foi Neia Marzo, que o acompanhou nos últimos meses de vida no hospital. O ator deixou a esposa Neia Marzo e os três filhos, entre eles a atriz Alexandra Marzo, fruto de sua primeira união com Betty Faria.

Fontes