Morreu aos 88 anos, o meteorologista Anthímio de Azevedo

Fonte: Wikinotícias

Portugal • 18 de novembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Anthímio José de Azevedo, conhecido por dar previsão do tempo na RTP e outros veículos de comunicações por quase cinco décadas, morreu ontem de manhã (17) aos 88 anos. A divulgação da notícia do falecimento foi feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), através da nota de ontem. Anthímio Azevedo era um dos maiores profissionais portugueses de meteorologia e grande divulgador da meteorologia e da física do clima.

Segundo a nota de IPMA, "o desaparecimento de Anthímio de Azevedo deixa a meteorologia nacional de luto, e em especial o Instituto Português do Mar e da Atmosfera onde desenvolveu uma grande parte da sua atividade profissional, e onde foi um dirigente relevante.". Sobre os familiares do falecido, o instituto afirmou que "por indicação da família solicitamos contudo que a privacidade seja assegurada, neste momento difícil para todos, em que parte aquele que foi para muitos a cara da meteorologia portuguesa.", conclui.

No entanto, a nota não diz a causa da morte, mas segundo seus familiares, foi vítima de doença prolongada.

Biografia

Anthímio José de Azevedo nasceu em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores, a 27 de Abril de 1926. Frequentou o Liceu Antero de Quental e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde se formou em Ciências Geofísicas.

Meteorologista de profissão, tornou-se um dos rostos mais conhecidos da televisão, tendo dado a cara pela meteorologia portuguesa na televisão pública desde 1 de Novembro de 1964 a 1967, de 1971 a 1977, e de 1981 a 1990, altura em que este serviço foi interrompido pela primeira vez, apesar dos protestos dos espetadores.

Teve um extenso percurso profissional no Serviço Meterorológico Nacional e no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, predecessores do atual Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Foi diretor do Serviço Meteorológico da Guiné de 1967 a 1971 e de 1976 a 1977, neste período como perito da Organização Meteorológica Mundial, tendo coordenado a organização do novo Serviço Nacional e a formação dos seus quadros. Foi ainda Delegado Nacional ao Grupo de Códigos da Organização Meteorológica Mundial (1975-1990) e ao Grupo de Meteorologia do Comité Militar da OTAN (1986-1992). O último cargo institucional foi o de diretor do Serviço Regional dos Açores.

Após a aposentação do serviço público manteve intensa atividade de divulgação da previsão meteorológica, em particular na TVI entre 1992 e 1996. Dedicou-se à escrita e tradução de livros científicos, com foco na meteorologia e climatologia e interesse particular pela ciclogénese, os fenómenos de tempo adverso e a mudança climática. Participou em inúmeras palestras, entrevistas e ações de divulgação, sempre disponível.

Fontes