Morre Millvina Dean, a última sobrevivente ao naufrágio do navio Titanic

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Obituário
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário
“Millvina” em abril de 1999.
Elizabeth Gladys “Millvina” Dean.

1 de junho de 2009

Morreu ontem, a última sobrevivente do naufrágio do transatlântico Titanic, Millvina Dean, no asilo de Hampshire, no sudeste da Inglaterra, aos 97 anos.

Foi a pessoa que sobreviveu mais anos, provavelmente por ter sido a passageira mais jovem a bordo do navio com apenas 2 meses de idade, e uma das poucas da Terceira Classe a sobreviver. Elizabeth obviamente não se recordava do naufrágio do navio, pois era apenas um bebê.

Ela tinha apenas 9 semanas de vida quando o navio afundou, depois de se chocar contra iceberg no dia 15 de abril de 1912, e era a mais jovem passageira a bordo.

O desastre causou a morte de 1.517 pessoas, principalmente porque não havia botes salva-vidas suficientes. Entre as vítimas no naufrágio do navio, estava o pai de Millvina Dean, Bertram, que não pôde sair do barco, na qual obviamente ela não recorda seu pai, pois era bebê. Os pais de Millvina sonharam em iniciar una nova vida em Kansas.

O irmão mais velho (de 2 anos de idade na época) Bert, sua mãe Georgette Eva, sobreviveram graças à prioridade outorgada à mulheres e crianças. Sua mãe e irmão que sobreviveram, voltaram para Southampton, o porto de partida do navio, onde Dean passou a maior parte de sua vida.

Apesar que a Millvina não recordava nada do naufrágio, chegou a ser um símbolo do mesmo ao ser encontrada e em 1997 chegou a cruzar o Atlântico no Queen Elizabeth 2. No entanto, jamais chegou a ver o filme por considera-la "muito mórbida".

Recentemente, em abril de 2009, ela começou a ter dificuldades em pagar pelo quarto que ocupava no asilo e já tinha uma dívida de 3 mil libras, o equivalente a quase R$ 10 mil. Ela começou então a vender suas relíquias relacionadas ao Titanic para angariar fundos, entre elas a bolsa de pano que foi usada em seu resgate.

Os atores Kate Winslet e Leonardo di Caprio, estrelas do filme Titanic de 1997, deram ajuda financeira à sobrevivente, assim como o diretor do longa, James Cameron, doando dinheiro para um fundo criado por amigos de Millvina Dean.

Apesar de não ter lembranças do desastre, ela sempre disse que o naufrágio mudou sua vida, já que ela deveria ter crescido nos Estados Unidos em vez da Grã-Bretanha. Outro bebê, de 11 meses, estava a bordo do Titanic quando ele afundou, Barbara Joyce West. Ela faleceu em outubro de 2007, deixando Dean como a última sobrevivente do Titanic.

Chat white.svg

Tem uma opinião sobre a notícia?
Fale pra gente qual é!


Fontes[editar]

Na Wikipédia há um artigo sobre Millvina Dean.
Na Wikipédia há um artigo sobre Titanic.