Morre Lorenzo Odone, rapaz que inspirou o filme ''Lorenzo's Oil''

Fonte: Wikinotícias

1 de junho de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O homem pelo qual seu pais batalharam para salvá-lo de uma grave e rara doença que acometeu o seu sistema nervoso e teve sua história contada pelo filme Lorenzo's Oil (O Óleo de Lorenzo, no Brasil, ou Acto de Amor, em Portugal), faleceu em sua casa, no estado da Virgínia, Estados Unidos, tendo vivido vinte anos a mais do que previam médicos especialistas.

Lorenzo Odone morreria ainda na infância, segundo os médicos que o trataram. Porém, ele faleceu um dia depois de seu trigésimo aniversário, conforme disse seu pai, o italiano Augusto Odone.

A morte de Lorenzo ocorreu por causa de uma pneumonia, segundo seu pai, após o rapaz ter aspirado sua comida, que foi parar nos pulmões. Ele começou a sangrar muito e logo após a ambulância ter chegado a sua casa, ele faleceu, segundo Augusto Odone.

"Ele não podia enxergar ou comunicar-se, mas ele ainda estava conosco", disse Odone. "Ele não sofreu, e isto foi importante."

Odone, aos seis anos de vida, foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia, ou simplesmente ALD. Seus médicos revelaram a doença aos pais, que a mesma foi resultado de uma mutação genética e que o menino morreria em, no máximo, dois anos.

A doença leva ao acúmulo de substâncias adiposas (conhecidas como ácidos graxos de cadeia muito longa) nas células nervosas, danificando o material que reveste as fibras nervosas do cérebro.

Susan Sarandon e Nick Nolte atuaram como Michaela e Augusto Odone em 1992 no filme "Lorenzo's Oil", no qual mostraram os esforços de formulação de um óleo que pudesse ajudar seu filho contra a doença, a despeito da falta de conhecimentos científicos do casal. Susan Sarandon foi indicada ao prêmio Oscar de Melhor Atriz, por sua atuação.

Um estudo publicado em 2005, baseado em 84 meninos, mostrou que o referido óleo, patenteado por Augusto Odone, poderia prevenir os sintomas da doença na maioria das crianças que receberam o diagnóstico de ALD, além de atenuar os sintomas em pacientes que já os apresentavam.

Odone colocará as cinzas de Lorenzo, após sua cremação, ao lado das cinzas de sua mulher, Michaela Odone, que faleceu em 2000. Também planeja escrever um livro em memória de Lorenzo, "para contar a história de Lorenzo como uma forma de mantê-lo vivo".

Fontes