Morre aos 83 anos, o criminoso americano Charles Manson, que cumpria nove sentenças de prisão perpétua por assassinatos de 1969
2 de dezembro de 2017
Charles Manson, cujos seguidores da "Família Manson" mataram nove pessoas em 1969 e cuja sentença de morte tornou-se nove sentenças de prisão perpétua após o estado da Califórnia, Estados Unidos, abolir a sentença de morte, morreu domingo em um hospital em Bakersfield de causas naturais, de acordo com o Departamento de Correções da Califórnia.
Manson inspirou, mas não participou, o que se tornou conhecido como assassinatos de Tate-LaBianca. Em 9 de agosto de 1969, na casa da atriz Sharon Tate e seu marido, o diretor Roman Polanski, seguidores de Manson esfaquearam cinco pessoas até a morte: Tate, que estava com mais de oito meses de gravidez; Abigail Folger, herdeira da fortuna do café Folgers ; Cabeleireiro de celebridades Jay Sebring; diretor Voityck Frykowski; e Steven Parent, que conhecia o zelador da propriedade. Em 10 de agosto, eles mataram ainda mais o Rich Leno e Rosemary LaBianca. As vítimas sétima e oitava foram dublê de Hollywood Donald Shea e o músico Gary Hinman. Em 1971, depois de um julgamento de um ano, Manson foi condenado por ordenar os primeiros sete assassinatos e condenado à morte. Eventualmente, ele também foi condenado pelos outros dois assassinatos.
"Helter Skelter" (o nome de uma música de The Beatles) e "Pig" ("porco" em inglês) foram rabiscados em sangue nos locais do crime. De acordo com os promotores, Manson tentou associar os assassinatos aos negros, para provocar uma guerra racial nos EUA, a seguir uma nova ordem social liderada por Manson.
A sentença de Manson foi comutada para nove sentenças de prisão perpétua depois que uma decisão da Suprema Corte de 1972 proibir a pena de morte. Ele estava na prisão há mais de quatro décadas e era um preso na prisão estadual da Califórnia, Corcoran, quando ele morreu. Ele fez doze pedidos infrutíferos de liberdade condicional , o último em 2012. Fontes disseram à TMZ que ele foi hospitalizado em Bakersfield vários dias antes de sua morte. Se sua família não reivindicar seu corpo dentro de dez dias, será descartada a expensas do estado, provavelmente por cremação.
Fontes
- ((en)) Charles Manson dies aged 83 after four decades in prison — BBC News, 20 de novembro 2017
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Charles Manson, serving nine life sentences for 1969 murders, dies aged 83", proveniente de Wikinotícias em Inglês em sua versão de 23 de novembro de 2017. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |