Morre aos 74 anos, o pugilista americano Muhammad Ali

Fonte: Wikinotícias
Muhamad Ali em 2011.

4 de junho de 2016

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Famoso por ser umas das grandes lendas do boxe e mais reconhecíveis na história do boxe mundial no Século XX, o boxeador e purgilista americano Muhammad Ali morreu aos 74 anos de idade, devido a problemas respiratórios em hospital na cidade de Phoenix, no Estado de Arizona, nos Estados Unidos, onde foi levado há poucos dias com complicações respiratórias graves.

Foto de arquivo de Muhammad Ali em 1967.
Imagem: Ira Rosenberg.

A morte aconteceu na noite de ontem (sexta-feira, dia 3), mas só foi divulgada hoje. Órgãos vitais de Ali estavam em estado terrível e que precisava ajuda dos equipamentos médicos para respirar. Mesmo assim, os médicos afirmaram que a vida do boxeador era longa.

Quem divulgou a notícia da morte do lendário lutador foi o porta-voz da família, que afirmou que Ali havia sido internado por problemas respiratórios e urinários. Além disso, o porta-voz diz que seu funeral terá lugar em Kentucky, cidade onde nasceu.

Ficou conhecido por participar de várias lutas consideradas como históricas, especialmente contra Joe Frazier e George Foreman.

Muhammad Ali ​​vivia com a doença de Parkinson há três décadas, quando foi detectado em 1984, mas nos últimos anos, sua saúde se agravou em anos recentes. Ele havia sido hospitalizado por duas vezes: no final de 2014 por pneumonia e no início de 2015 por infecção urinária.

Biografia

Nascido em 17 de Janeiro de 1942, com nome de Cassius Marcellus Clay, mudou seu nome para Muhammad Ali depois de sua conversão ao islamismo em 1964, que antes professava cristianismo protestante.

Muitas vezes considerado o maior pugilista de todos os tempos, Ali atuou como lutador teve seu auge nas décadas de 1960 a 1970, a começar a ganhar a única medalha olímpica de ouro na categoria dos meio-pesados de 1960.

Em sua carreira profissional, Ali ganhou 56 das 61 lutas (incluindo 31 vitórias consecutivas). Ele ganhou no World Heavyweight Championship, onde ganhou três vezes e tornando-se o primeiro boxeador do mundo a conseguir seu tricampeonato mundial na categoria peso pesado.

Chamado de "The Greatest" (O Grandioso), suas famosas lutas contra George Foreman em 1974 (quando ele ganhou seu título de volta) e Joe Frazier são considerados por muitos como dois dos maiores lutas da história do esporte. Ali também havia derrotado Sonny Liston para recuperar o título do campeonato.

Ali também era conhecido como ativista político e sonegador de impostos. Ele ficou sob considerável controvérsia depois de sua decisão de não se alistar à Guerra do Vietnã (1959-75), o que levou ser detido, agravado por evasão de divisas, sendo suspenso por três anos.

Em 1984, após exames médicos periódicos, foi detectado a doença de Parkinson, o que foi duro golpe na vida pessoal.

Ele acendeu a chama nos Jogos Olímpicos de 1996, que teve lugar em Atlanta, nos Estados Unidos, ainda visível com a doença de Parkinson.

Reacções

Inúmeras celebridades americanas e internacionais, inclusive anónimos, reagiram com a notícia da morte de Ali nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instragram.

Galeria de Imagens

Fontes