Ministro da Defesa alemão visita Kiev e faz novas promessas de ajuda

Fonte: Wikinotícias

22 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um oficial alemão fez uma visita surpresa à Ucrânia na terça-feira. O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, chegou a Kiev um dia após a visita do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

Ambos os homens disseram que os seus países ajudariam a Ucrânia durante o que se espera ser um inverno longo, frio e incerto.

A Alemanha é o segundo maior fornecedor de assistência militar a Kiev, atrás dos Estados Unidos.

"Estou aqui novamente, em primeiro lugar para prometer mais apoio, mas também para expressar a nossa solidariedade e profundo vínculo e também a nossa admiração pela luta corajosa e dispendiosa que está sendo travada aqui", disse Pistorius, depositando flores na praça Maidan, no centro da cidade.

No seu discurso de terça-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, relacionou manifestações de 2013 ao conflito atual.

“Como será se permanecermos em silêncio, engolirmos e tivermos medo em vez de lutar?” ele disse. “E então, de fato, ocorreu a primeira vitória na guerra de hoje. A vitória da não indiferença. A vitória da coragem. A vitória da Revolução da Dignidade.”

Entretanto, continuaram os ataques pesados ​​de drones e mísseis russos, danificando um hospital, o edifício de uma mina e outras infra-estruturas civis.

“O hospital central da cidade de Selydove, na região de Donetsk, a construção da mina Kotlyarevska e outras infraestruturas civis foram destruídas e danificadas”, afirmaram os militares ucranianos num comunicado.

Na sua visita na segunda-feira, Austin disse que o Pentágono enviaria mais 100 milhões de dólares em armas para a Ucrânia, incluindo artilharia e munições para sistemas de defesa aérea.

Fontes