Ministério Público da Guiné-Bissau insurge-se contra Governo e PAIGC

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Procuradoria-Geral da República responde a comunicados do Governo e do PAICG.

20 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério Público da Guiné-Bissau insurgiu-se nesta segunda-feira, 20, contra os comunicados do Governo e do PAIGC, partido no poder, emitidos na semana passada, segundo os quais, os membros do Executivo sob investigação criminal pela Procuradoria-geral da República estão a ser alvos de perseguição.

Aliás, foi nesta perspectiva que o Executivo guineense requereu na Assembleia Nacional Popular um debate de urgência sobre o Estado da Justiça.

Para o Ministério Público, a atitude do Governo e do partido no Poder não passa de ‘‘uma vontade incontrolável de manipular a imprensa e a opinião pública, enquanto linha predominante deste Governo e do PAIGC’’.

Em comunicado, a Procuradoria-geral da República questiona: ‘‘ por quê agora tanta contestação à actuação do Ministério Público?’’, adiantando que o ‘‘desafio que hoje se coloca ao Ministério Público é combater qualquer que seja comportamento criminoso’’.

A nota sublinha ainda que a dinâmica dos factos criminais, contrariamente ao que o Governo e o partido no poder quiseram mostrar, tem levado o Ministério Público a adoptar um discurso de legalidade, isenção e objectividade”.

Fonte