Mais de 230 mortos num incêndio numa discoteca brasileira

Fonte: Wikinotícias

28 de janeiro de 2013

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após a tragédia, habitantes de Santa Maria fazem passeata em homenagem às vítimas.

Um incêndio numa discoteca brasileira da cidade de Santa Maria, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, matou 232 pessoas e deixou mais de uma centena de feridos, a maior parte com idades compreendidas entre 16 e 20 anos, e eram universitários das faculdades de Agronomia, Pedagogia, Veterinária e Zootecnia de Santa Maria, e participavam numa festa. Festas como esta eram frequentes neste local, que fica num bairro de classe média da cidade. Segundo a imprensa local, a origem do incêndio estará no material pirotécnico usado pela banda que actuava na altura.

O incêndio terá começado cerca das 2.30 horas locais, meia noite e meia em Portugal, quando faíscas do espectáculo pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira, que actuava no momento, terão atingido e provocado a inflamação da espuma do isolamento acústico do tecto do estabelecimento, que rapidamente alastrou provocando um incêndio de grandes dimensões, e causando o pânico no interior da discoteca.

De acordo com um segurança que estava a trabalhar no local na altura do acidente, estariam entre mil a duas mil pessoas, na sua maioria adolescentes, no interior da discoteca, uma das principais em Santa Maria, quando o espaço se incendiou.

“A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. A principal causa das mortes foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica”, explicou o comandante geral dos bombeiros do Rio Grande do Sul, o coronel Guido Pedroso de Melo, citado pelo “Estado de São Paulo”.

Ainda de acordo com o comandante dos bombeiros, o Alvará da discoteca encontrava-se caducado desde Agosto de 2012, e, de acordo com testemunhos recolhidos pela Globo, apesar de a discoteca ter duas salas em profundidade, apenas tinha uma saída, a porta de acesso à rua, sem outras saídas de emergência, o que, no meio do pânico, levou a que as pessoas corressem para as casas de banho em busca de refúgio ou confundido as portas com portas de emergência.

Dilma Rousseff, a presidente do Brasil, antecipou o regresso do Chile, onde participava na cimeira dos países latino-americanos com a União Europeia, e esteve num dos hospitais que recebeu feridos da tragédia. Posteriormente, convocou os ministros para todos ajudarem no que fosse necessário, declarando em lágrimas e sem conseguir terminar a declaração:“Gostaria de dizer à população do nosso país e de Santa Maria que estamos todos juntos neste momento”.

Situada a cerca de 300 km de Porto Alegre, capital do estado de Porto Alegre, Santa Maria é a quinta cidade mais populosa do estado e é sede da Universidade Federal de Santa Maria, considerada uma das melhores do estado e tem pelo menos mais sete centros de ensino superior. Foi decretado luto por 30 dias na cidade.

Fontes

Na Wikipédia há um artigo sobre Incêndio na boate Kiss.