Maiores operadoras de TV paga no México deixam de transmitir a TV Azteca
15 de fevereiro de 2012
Três das maiores operadores de televisão a cabo do México, Cablecom, Cablemas, Cablevision de México, pelo menos parcialmente controladas pelo consórcio Televisa, haviam deixado de transmitir os sinais de dois canais pertencentes à emissora nacional de TV Azteca, Azteca 13 e Azteca 7, afetando a um estimado de mais de quatro milhões de suscriptores mexicanos (equivalente aos "assinantes" no país).
As três companhias haviam cancelado os conteúdos da Azteca por disputas de litígios; pois a emissora estava começando a cobrar seu conteúdo, que costumava ser gratuito. Os diretores das operadoras haviam declarado similarmente que não desejam aumentar os encargos faturados aos seus clientes a mudar seguindo a oferecer TV Azteca, coisa que nas palavras de Telecable, do Grupo Hevi, “agregan nulo valor a nuestros clientes” (“agregam nulo valor a nossos clientes”). Por sua parte, Azteca ainda não havia declarado a sua postura diante o bloqueio.
TV Azteca representa a única concorrência de Televisa como emissora de conteúdos televisivos a nível nacional[nota 1] transmite as partidas de futebol de equipes como Cruz Azul e Monarcas Morelia e atrai os 30% (por cento) da audiência nacional entre seus noticiários, tele-novelas, séries e animações, contra os 70 por cento da Televisa.
Nota
[editar | editar código-fonte]- ↑ O trecho "a nível nacional" se refere sobre emissoras de TV captadas gratuitamente em VHF e UHF. O significado tem diferenças no Brasil e em Portugal: No Brasil, o termo é equivalente à "TV aberta" e em Portugal, o termo é equivalente ao "Generalista".
Fontes
[editar | editar código-fonte]Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Las mayores operadoras de TV de paga en México dejan de transmitir Azteca", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 15 de fevereiro de 2012. |
- ((en)) James Young. Mexican cable trio drop TV Azteca — Variety, 14 de fevereiro de 2012
- ((en)) Crayton Harrison. TV Azteca Loses 4 Million Cable Viewers in Price Dispute — Bloomberg TV, 14 de fevereiro de 2012