Lutador sueco que reclamou a arbitragem e abandonou o pódio, perde a medalha de bronze pelo COI
Jogos Olímpicos de Verão de 2008 |
Brasil • 18 de agosto de 2008
O atleta de luta greco-romana sueco, Ara Abrahamian, que atirou no chão a medalha de bronze na cerimônia de entrega das medalhas, quando desceu do pódio, tirou-a do pescoço e jogou no meio do ringue e em seguida retirou-se em protesto, perdeu no último sábado (16) a medalha por atitude anti-deportista.
O atleta sueco estava disputando a categoria até 84 quilos no dia 14, quando após a luta e no momento do pódio, como protesto contra a arbitragem que teria prejudicado na luta semi-final, ao ser derrotado pelo italiano Andrea Minguzzi, que ganhou o ouro na categoria, deixou local da cerimônia das medalhas.
A Comissão Disciplinar do COI (Comitê Olímpico Internacional) desqualificou e retirou a medalha de bronze do lutador sueco. O COI anunciou que nenhum outro concorrente ficará com o bronze.
Abrahamian, que havia sido prata em Atenas-2004, afirmou: "Esta será minha última luta. Eu queria o ouro, mas agora considero que essa Olimpíada é um fracasso", disse ao anunciar a aposentadoria da modalidade antes de derrotar o francês Melonin Noumonvi na disputa pelo bronze.
Notícia Relacionada
- Lutador sueco irrita-se com a arbitragem e atira sua medalha ao chão Wikinews, 14 de agosto de 2008
Fontes
- Atleta sueco que abandonou medalha é desqualificado pelo COI — Folha Online, 16 de agosto de 2008
- Sueco se irrita com juízes, atira medalha e abandona luta greco-romana — Folha Online, 14 de agosto de 2008