Lula confirma saída do presidente do Banco do Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aldemir Bendine é o novo presidente do Banco do Brasil. Ele ocupava a vice-presidência de Cartões e Novos Negócios de Varejo da instituição, O atual presidente do BB, Antonio Francisco de Lima Neto, deixa o cargo. Foto: Valter Campanato/ABr

Agência Brasil

8 de abril de 2009

Brasília — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, há pouco, a saída do presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto. O Ministério da Fazenda também já anunciou que Lima Neto deixará o cargo.

“A redução do spread bancário, neste momento, é uma obsessão. O Guido Mantega [ministro da Fazenda] sabe disso, o Banco do Brasil e a Caixa sabem disso”, afirmou Lula. No entanto, ele preferiu não atribuir a saída de Lima Neto do cargo aos altos juros bancários.

“Não há nenhuma necessidade de o spread bancário ter subido tanto no Brasil de julho pra cá. Estamos numa fase em que o Banco Central e a Fazenda estão estudando isso e obviamente que quem tem bancos públicos, como tem o Brasil, pode começar essa tarefa de reduzir as taxas de spreads bancários”, reforçou o presidente da República.

Lula disse que Mantega dará, no início da tarde, entrevista para falar sobre a saída de Lima Neto da presidência do BB. O presidente deu a informação após participar do Encontro Nacional de Comunicadores, promovido pelo Ministério da Educação.

No lugar de Lima Neto, assume o atual vice-presidente de Novos Negócios e Cartões, Aldemir Bendine, também funcionário de carreira do Banco. Bendine também exerceu cargos representativos como Diretor-executivo da Febraban, Diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs), presidente do Conselho de Administração da CBSS (Visa Vale), Diretor-presidente da BB Administradora de Cartões e BB Administradora de Consórcios.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que fez o anúncio do novo presidente do Banco, Lima Neto renunciou ao cargo.


Cquote1.png

O Aldemir Bendine assume com um contrato de gestão em que vai se comprometer a agilizar a liberação de crédito, concorrer com os grandes bancos e incorporar novos clientes, aproveitando essa vantagem que tem o Brasil em relação a outros países. Vamos perseguir metas de volume de crédito, ganhar 'market share' [espaço no mercado] em relação aos outros bancos. Para isso, você tem de continuar o que está fazendo, que é baixar as taxas de juros.

Cquote2.svg
Guido Mantega





Fontes

Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador. Veja a página de discussão para mais detalhes.
Domínio Público Esta notícia é uma transcrição parcial ou total da Agência Brasil.
Este texto tem licença Creative Commons Atribuição 3.0. Brasil aqui
.
Veja toda a licença e os termos de uso (copyright) da página da agência e da EBC.