Lula pede a Zelaya que não dê pretexto para ataques à Embaixada do Brasil
22 de setembro de 2009
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (22), em Nova Iorque, que conversou pela manhã com o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, e pediu a ele que não dê pretexto para que golpistas pratiquem atos violentos contra a Embaixada do Brasil.
Lula comentou a situação política hondurenha em entrevista à imprensa. Desde ontem (21), Zelaya está abrigado na embaixada, em Tegucigalpa. O presidente brasileiro pediu ao governo interino de Honduras que aceite uma negociação democrática e permita que o presidente eleito volte ao poder.
“Não podemos aceitar que, por divergências políticas, as pessoas se achem no direito de depor um presidente democraticamente eleito”, acrescentou Lula.
Na entrevista, ele disse esperar que a Organização dos Estados Americanos (OEA) envie representantes a Honduras para ajudar a resolver a situação. Lula está em Nova Iorque para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fontes
- Ana Luísa Médici. Lula pede a Zelaya que não dê pretexto para ataques à Embaixada do Brasil — Agência Brasil, 22 de setembro de 2009
A versão original, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. |