Lula diz que não pode atrasar agenda porque iraniano tem horário para rezar

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

23 de novembro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Menos de uma hora antes de receber o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou que a agenda de ambos não poderia sofrer atrasos. Lula sinalizou que a rigidez do Islamismo deve ser prioridade à agenda política.

O islamismo determina cinco orações ao longo do dia e em período definidos – uma delas é próximo ao almoço e outra deve ser realizada no meio da tarde –, portando em meio à agenda o iraniano deve interromper os compromissos políticos para cumprir as obrigações religiosas.

“Estou com muita pressa, vou falar poucas palavras e sair correndo porque vou receber o presidente do Irã às 11h30 em ponto. Tem um horário para cumprir porque tem uma reza deles às 13h em ponto, então vamos cumprir a agenda de trabalho antes das 13h”, afirmou Lula.

O presidente brincou com a necessidade de cumprir rigorosamente a agenda política durante a evento da Polícia Federal, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – onde atualmente Lula e seus assessores diretos despacham enquanto o Palácio do Planalto é reformado.

A agenda de Lula e Ahmadinejad começa com um encontro privado, seguido por assinatura de atos e declaração à imprensa. Os dois presidente então almoçam juntos e encerram o 3º Encontro Empresarial Brasil-Irã. A passagem por menos de 48 horas do iraniano ao Brasil já motivou inúmeras manifestações em todo país.

Aguardado no Palácio Itamaraty, Ahmadinejad deve ser recepcionado – do lado de fora do prédio – por cerca de 150 manifestantes, entre favoráveis e críticos as suas ideias. A segurança em torno do local é rigorosa e coordenada pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Fontes