Justiça alemã aceita processo contra Wikimedia

Fonte: Wikinotícias
Logo da Wikipédia.

20 de janeiro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma corte de justiça de Berlim acolheu em primeira instância um processo contra a Fundação Wikimedia que afirma que a enciclopédia Wikipédia mostrou o nome civil completo de um hacker alemão sem a sua autorização.

O processo foi movido pela família do hacker, conhecido como "Tron". "Tron" ficou famoso por ter sido a primeira pessoa que desvendou o algoritmo de criptografia de canais de televisão pagos. O hacker morreu em 1998, aos 26 anos, em circustâncias misteriosas, num susposto suicídio. Um livro sobre o hacker do jornalista alemão Burkhard Schröder cujo título é "Tron - Tod eines Hackers" ("Tron" – a morte de um hacker) foi escrito. No livro é revelado também o nome verdadeiro de Tron.

A corte ordenou à Wikipédia Alemã remover todas as citações com o nome civil completo do hacker. A corte argumentou que baseia sua decisão no facto de o hacker nunca ter usado seu nome verdadeiro, mas seu alias de internet.

A legalidade da ordem judicial está a ser questionada, tendo em vista que os servidores da Fundação Wikimédia não estão localizados na Alemanha, mas nos Estados Unidos da América. Ainda há dúvida se a Fundação irá cumprir ou não as determinações da justiça alemã.

Em 17 de janeiro, a mesma corte deu parecer favorável num outro processo parecido contra a Wikimedia Deutschland e.V., a divisão alemã da Wikimedia. Na ocasião, foi ordenado à Wikimedia alemã para não mais fazer o redirecionamento do link www.wikipedia.de para de.wikipedia.org. A Wikimedia Deutschland obedeceu mas os seus advogados disseram que vão recorrer da decisão. Eles alegam que o nome civil completo de Tron já é de conhecimento público há um bom tempo.

Desde que o caso contra a Wikimedia se tornou conhecido, muitos meios de comunicação alemães já publicaram o nome completo do hacker.

Fontes