Ivo Sartori é eleito governador no Rio Grande do Sul

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

26 de outubro de 2014

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O candidato Ivo Sartori (PMDB) venceu a disputa para o governo do Rio Grande do Sul, com 61,23% dos votos válidos. Tarso Genro (PT) ficou em segundo lugar, com 38,77% dos votos válidos. Até agora, foram apurados 86,79% das urnas. Os votos brancos somam 3,10% e os nulos, 4,99%. A abstenção ficou em 18,26%.

Desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a apurar, Sartori aparecia na liderança da disputa pelo governo menos de 60% dos votos válidos, enquanto Genro aparecia com quase 40%. Porém, com decorrer da apuração, a diferença entre eles aumentou pouco, quando Sartori passou a ter mais de 60% e Crivella a menos de 40%.

José Sartori

José Sartori nasceu em Farroupilha (RS) e formou-se em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul. Foi também em Caxias que ele começou a carreira política, elegendo-se vereador em 1976. Posteriormente, em 2004, elegeu-se prefeito da cidade, sendo reeleito em 2008. Nas décadas de 1980 e 1990, Sartori ocupou o cargo de deputado estadual por cinco mandatos consecutivos. Ele terá como vice-governador José Paulo Cairoli (PSD). A coligação que apóia Sartori é formada pelos partidos PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PTdoB, PSL e PSDC.

Notícias Relacionadas

Fontes