IBOPE divulga pesquisa realizada entre 22 e 24 de Julho para as Eleições Presidenciais do Brasil de 2006

Fonte: Wikinotícias

26 de julho de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) indagou, entre os dias 22 e 24 de julho, a 2002 pessoas em 142 municípios, questões referentes às eleições Presidenciais que ocorrerão em outubro.

Quando o IBOPE perguntou "Em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República se a eleição fosse hoje?", pergunta que não apresenta os candidatos aos entrevistados - medida espontânea, 38% dos entrevistado disseram não saber em quem votar ou não opinaram. Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 32% dos votos, Geraldo Alckmin, 14% e Heloísa Helena, 4%. Cristovam Buarque, José Maria Eymael e Rui Costa Pimenta receberam menos de 1%. "Outro" recebeu 2% dos votos. Branco e Nulo somaram 9% dos votos.

Quando os candidatos foram apresentados na pergunta - pergunta estimulada, Lula recebeu 44% dos votos, Geraldo Alckmin, 27% e Heloísa Helena, 8%. Os candidatos Cristovam Buarque, José Maria Eymael e Rui Costa Pimenta apareceram com 1% das intenções de voto. Luciano Bivar não atingiu 1%. Votos Brancos e Nulos somaram 9%. Também 9% foi a porcentagem de eleitores indecisos neste quadro. Essa foi a primeira pesquisa realizada pelo IBOPE com os atuais candidatos à presidência.

Considerando apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, Lula fica com 54%, Geraldo Alckmin, com 33% e Heloísa Helena, com 10%. Assim, Lula venceria logo no primeiro turno.

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, onde Lula aparece com 48% dos votos e Alckmin, com 39%. 8% votariam Branco ou Nulo e 5% não souberam responder.

O IBOPE também mediu o índice de rejeição dos entrevistados em relação aos candidatos, perguntou quem os entrevistados achavam que seria o próximo presidente, como eles classificavam a administração do Presidente Lula, se aprovam ou desaprovam a maneira como o Presidente vem administrando o país, e como eles se sentem com relação à vida que vêm levando hoje. A pesquisa está disponível no site do IBOPE.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo 11637/2006 e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Fontes