IBGE divulga dados sobre a educação do Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

2 de setembro de 2010

Educação

O IBGE divulgou no dia de hoje os resultados de pesquisas realizadas, o PNAD mostrou que ouve um aumento no índice no número de crianças matriculadas nas escolas, em 2007 o índice era de 97% em 2008, 97,5%, se consideramos apenas as com idade entre 7 e 14 anos, o índice aumenta para 97,9%. Mas os números caem se visto a faixa hetaria de 15 à 17 mesmo com um aumento mais significativo de 82,1% para 84,1%, ainda é há uma grande porcentagem fora da escola e apenas 50,4% das pessoas nessa faixa hetaria estão no ensino médio, ou seja, quase a metade dos jovens que deveriam estar cursando o ensino médio estão ou fora ou não evoluíram o suficiente para estarem nas séries corretas.

Os dados percentuais mostram um aumento no número de alunos na faixa mais jovem, mas isso não é o que mostra os números absolutos, que apresenta quedas de 30,2 milhões para 29,7 milhões de alunos.

Patrícia Cursino, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disse para o Estado de S.Paulo que mesmo questionado o Bolsa Família faz com que as crianças fiquem na escola e que o custo para manter uma criança na escola hoje em dia é baixo.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que mesmo que os números sejam bons para os jovens, há ainda 10% da população analfabeta, ou seja, é uma quantidade de pessoas maior do que a população da cidade de S.Paulo, ou ainda 14,2 milhões de pessoas aproximadamente. Mesmo em queda, ainda há diferenças entres brancos e negros. Assim como há discrepância entre os estados e houve queda de escolaridade nos estados de Roraima, Santa Catarina, Alagoas, Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Roraima teve quedas de impressionantes 1,3% e Santa Catarina 1,2%. Mas Santa Catarina tem índices de analfabetismo abaixo de 5%, assim como São paulo e Rio de Janeiro, já Alagoas que também apresentaram queda tem 25,7% de sua população analfabeta.


Fontes


Compartilhe em Menéame Facebook Twitter Digg.com Fresqui Newsvine Share on delicious MySpace Reddit Identi.ca