Gripe Aviária volta em 2007

Fonte: Wikinotícias

15 de janeiro de 2007

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Vírus da gripe.

O ano de 2007 não começa muito bem para as aves. Já na segunda semana do ano temos quatro mortos na Indonésia, um novo caso na China e focos no Vietnã e Japão.

A doença é transmitida via contato entre aves e humanos. A contaminação entre pessoas, que seria considerada uma pandemia, ainda não existe.

Japão

Na semana passada 4 mil frangos morreram em uma fazenda em Kiyotake, no sul do pais. No sábado o governo confirmou que houve a contaminação pela grive aviária, a variante H5. Especialistas coletaram amostras para verificar se existe casos de H5N1.

Hoje cerca de 12 mil frangos foram incinerados na esperança de conter o avanço da doença.

Segundo o ministério do Meio Ambiente não foi encontrado sinais do vírus na região, e é pouco provável que a doença tenha chegado com as aves migratórias.

Tailândia

O Ministério da Agricultura da Tailândia confirmou ontem que o país está novamente com a gripe aviária, seis meses depois da última vez que ela foi detectada.

Cerca de cem patos morreram na semana passada na localidade de Phitsanulok, onde o vírus da estirpe H5N1 foi detectado. Os 1932 patos sobreviventes tiveram que ser abatidos, e foi estabelecido um cordão sanitário naquela zona.

Pelo histórico da doença o país é um dos mais atingidos desde 2004, com 23 casos humanos, sendo 17 mortais, e 63 milhões de aves abatidas.

Fontes

Links externos