Governador de Illinois é preso acusado de corrupção

Fonte: Wikinotícias

10 de dezembro de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Rod Blagojevich.
Crédito:Congresso dos EUA

O governador democrata de Illinois, nos Estados Unidos, Rod Blagojevich, juntamente com o seu chefe de equipe John Harris, foram presos com acusações de corrupção federal.

Jornal Chicago Trinue relatou que agentes federais invadiram a casa de Blagojevich esta manhã e o lovou em custódia federal. A detenção surge após uma investigação de três anos.

Especificamente, há alegações de que Blagojevich teria tentado vender a vaga no senado anteriormente ocupada pelo presidente eleito, Barack Obama. Blagojevich, como governador, começou a nomear alguém para completar o prazo de Obama. Autoridades acreditam que o processo para selecionar um novo senador foi manchada após as gravações de conversas de Blagojevich. Eles acreditam que ele estava tentando vender a vaga, em troca, ganhar vantagem financeira para si próprio e de sua esposa.

Em 8 de dezembro, Blagojevich respondereu aos relatórios sobre as autoridades federais que tinham interceptado suas conversas telefónicas:

Eu deveria dizer se alguém quiser ouvir minhas conversas, vá em frente, fique à vontade para fazê-lo. Posso dizer-vos que o que eu digo sempre é lícito e as coisas que estou interessado em são, lícitas

.

Logo depois, Rod Blagojevich foi solto, após pagar fiança[1].

Fontes

Referências

  1. Governador de Illinois é preso acusado de corrupção [inativa]. Página visitada em 10 de dezembro de 2008. Arquivada em 12 de dezembro de 2008