Garibaldi Alves é o novo presidente do Senado Brasileiro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Garibaldi Alves Filho, novo presidente do Senado Brasileiro, sucede a Renan Calheiros.

12 de dezembro de 2007

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) é o novo presidente do Senado Federal brasileiro. O senador era candidato único, e foi referendado com 68 votos a favor, 8 contra e 2 abstenções, num total de 78 votos, para suceder a Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao cargo depois de ser alvo de uma série de denúncias. O mandato irá até fevereiro de 2009, quando se encerraria a presidência de Renan.

Em seu discurso de posse, Garibaldi fez referência aos escândalos que envolveram o ex-presidente. "Devo tirar desses episódios lições que certamente serão valiosas para a presidência. A legitimidade do poder nasce e repousa na forma como se exerce o poder", afirmou. "A credibilidade não se recupera com palavras, discursos. Só vamos recuperá-la com trabalho, com as reformas política e tributária para discuti-la e votá-la", acrescentou.

Apesar de hoje assumir uma postura de aliado do atual governo, o senador já foi um crítico do presidente em um passado recente. Agora, já até indicou seu apoio à manutenção da CPMF.

Com a sua eleição como presidente do Congresso Nacional do Brasil, Aleves torna-se o terceiro na linha de sucessão do Presidente da República.

Fontes