GP dos EUA tem apenas 6 carros, público vaia

Fonte: Wikinotícias
Entre as equipes grandes, somente as duas Ferrari participaram do GP dos EUA.

19 de junho de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Problemas nos pneus Michelin e impasses gerados pelo regulamento fizeram com que a largada do GP de Fórmula 1 dos EUA, no circuito de Indianápolis, tivesse apenas 6 carros. Das equipes grandes, só as Ferrari de Michael Schumacher e Rubens Barrichello participaram. O público americano não gostou e houve vaias.

Durante os treinos livres de sexta-feira, três conjuntos de pneus do fabricante Michelin rasgaram. A Michelin desconfiou de algum problema com seus pneus depois que o piloto alemão Ralf Schumacher, da Toyota, sofreu um acidente durante os treinos. Segundo a informação divulgada por algumas equipes, os pneus Michelin poderiam resistir no máximo 10 voltas na corrida, cuja duração é de 73 voltas.

A Michelin tentou junto à FIA solicitar a troca do conjunto de pneus, sob a alegação de que não poderia garantir a segurança dos pilotos, caso eles usassem pneus defeituosos. Todavia, o regulamento não permite a troca. Tentou-se resolver o impasse, foi sugerida a colocação de uma chicane extra para reduzir a velocidade dos carros, mas não chegou-se a um acordo.

Conseqüentemente os carros de pneu Michelin fizeram apenas a volta de apresentação e foram recolhidos. A largada da prova teve somente os seis carros (o número mínimo permitido) que não usam pneus Michelin: Jordan, Minardi e Ferrari. Por fim, a prova transformou-se numa disputa entre as Ferrari. Michael Schumacher chegou em primeiro e Rubens Barrichello em segundo.

Muita gente que assistiu ao Grande Prêmio protestou e algumas pessoas foram embora para casa antes de a prova terminar. Houve quem pedisse o dinheiro de volta. Para completar a má sorte do Grande Prêmio, Rubens Barrichello e Michael Schumacher brigaram por causa de uma "fechada" que o alemão deu no brasileiro durante a corrida, e ambos não se cumprimentaram no final, no pódio, ficando com "a cara amarrada".

O grande prêmio só foi bom mesmo para as Minardis de Frisesacher e Albers que marcaram os primeiros pontos no campeonato.

A classificação final da prova foi a seguinte:

1. Michael Schumacher

2. Rubens Barrichello

3. Tiago Monteiro

4. N. Karthikeyan

5. C. Albers

6. P. Frisesacher

Fontes