França: Le Pen ultrapassa rival Fillon devido escândalo

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2017

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com uma pesquisa divulgada na segunda-feira, Marine Le Pen, líder da Frente Nacional, anti-imigrante, é a principal candidata presidencial na primeira votação, com 25,5% da intenção de voto. Prevê-se que ela chegue à segunda rodada da eleição presidencial francesa em maio, provavelmente enfrentando o centrista independente Emmanuel Macron, que está com 20,5%.

Os dois principais partidos franceses não conseguiram fazer uma boa exibição nas pesquisas pré-eleitorais. O líder conservador François Fillon foi forçado a pedir desculpas depois que emergiu que tinha pagado por muito tempo a sua esposa um salário suntuoso financiado pelo contribuinte. Durante a maior parte dos vinte anos, de 1998 a 2017, ele empregou como assistente parlamentar sua esposa Penélope, trabalhando para o próprio Fillon.

O candidato socialista Benoît Hamon viu sua participação na votação primária declinar para 15,5 por cento. O sistema de eleições presidenciais de dois estágios da França deve favorecer Macron, que é o favorito atual em mercados de apostas. Mas uma vitória de Le Pen permanece uma possibilidade.

Fonte