Fifa anuncia oficialmente Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014
Zurique • 30 de outubro de 2007
O Brasil foi ratificado pela FIFA como país-sede da Copa do Mundo de 2014. O país abrigará, após 64 anos e pela segunda vez, uma Copa do Mundo.
O Brasil mandou uma comitiva representativa reunindo 12 governadores, o ministro dos Esportes, jogadores, o Presidente da República, entre outras personalidades importantes do país.
Durante a apresentação, foram mostrados vídeos com imagens de jogos da seleção brasileira, das cidades que selecionadas e explicações sobre os projetos de construções de novos estádios, onde teve a preocupação com o meio-ambiente destacada.
Fiquei impressionado. Não deveria, mas vou dizer. Estou impressionado com toda a preocupação ecológica e com o fato de terem trazido para cá Paulo Coelho. Ele tem um senso de humor específico. Isso é o futebol | ||
— afirmou Joseph Blatter, presidente da FIFA |
A última vez que o continente sul americano foi em 1978, na Argentina. O Brasil recebeu o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 graças a um rodízio de continentes, instituído na época em que a África do Sul teve a chance de organizar a Copa de 2010. O sistema, no entanto, desagradou a FIFA, que depois de o dois países que faziam pressão serem escolhidos como sede, pôs fim a essa política.
No final de 2008, a FIFA escolherá as cidades-sedes para os jogos do mundial.
Fontes
- Folha Online. Fifa oficializa Brasil como sede da Copa do Mundo-2014 — Folha Online, 30 de outubro de 2007
- Agência Brasil. Brasil será a sede da Copa do Mundo de futebol de 2014 — Agência Brasil, 30 de outubro de 2007
- Leandro Canônico. Brasil é confirmado como sede da Copa-2014 e já vê briga interna — UOL, 30 de outubro de 2007