Falece o escritor e Nobel de Literatura José Saramago

Fonte: Wikinotícias

18 de junho de 2010

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O escritor português e Prémio Nobel da Literatura em 1998 José Saramago morreu hoje aos 87 anos em Lanzarote, após agravamento do seu estado de saúde. Segundo a agência Efe, a morte ocorreu por volta das 13h no horário local, quando o escritor estava em casa, acompanhado da mulher e tradutora, Pilar del Río.

José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga (Golgã). Foi jornalista escritor, desenhador, funcionário da Saúde e da Providência Social, editor e tradutor. Autodidata, publicou seu primeiro trabalho, "Terra do Pecado", em 1947. Suas obras mais importantes são Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho segundo Jesus Cristo e Memorial do Convento.

O seu livro Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, em inglês) foi adaptado para o cinema e lançado em 2008, tendo sido produzido no Japão, Brasil e Canadá e dirigido por Fernando Meirelles. Já este ano, em 2010, o director português António Ferreira adaptou um conto retirado do livro "Objecto Quase", conto esse que viria dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.

Fontes