FED confirma retração na economia dos EUA

Fonte: Wikinotícias
Foto do Prédio da Reserva Federal dos EUA

Estados Unidos • 14 de janeiro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Foi publicado o primeiro Beige Book ou Livro Bege, um compêndio de indicadores econômicos de 12 unidades regionais do Federal Reserve (Fed, Banco Central americano), serviu para reforçar a visão negativa sobre o nível de atividade da economia norte-americana entre dezembro e o início de janeiro.

Divulgado hoje, o Livro Bege reforça a percepção de que a crise realmente se espalhou pelos EUA e não existem mais exceções no movimento de queda de atividade. Os setores de serviços, de energia e imobiliário comercial (que até pouco tempo atrás vinham sustentando a economia) também mostram retração. O Fed diz que a produção industrial e as vendas caíram em quase todos os estados do país e que as condições de crédito continuam apertadas.

O relatório costuma servir de referência para a decisão de política monetária do Fed, sendo que a próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está marcada para os dias 27 e 28 de janeiro. No entanto, no seu último encontro, o Fomc já cortou os juros básicos dos EUA de 1% ao ano para uma banda que varia de zero a 0,25% por tempo indeterminado, o que significa que o Fed já sabe exatamente quão grave é a situação atual.

Fontes