Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos

Fonte: Wikinotícias
Stephen Hawking em 2013.

Inglaterra • 14 de março de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O físico britânico Stephen Hawking morreu na manhã desta quarta-feira (14) em sua casa em Cambridge, no Reino Unido, em decorrência de complicações da esclerose lateral amiotrófica (ELA) com a qual conviveu desde os 21 anos.

A notícia foi dada por familiares de Hawking. Na declaração, os seus filhos Lucy, Robert e Tim relataram que ele morreu nas primeiras horas do dia. "Estamos profundamente tristes pelo fato de o nosso amado pai ter morrido hoje", afirmam, lembrando que o pai era "um cientista e uma pessoa extraordinária, cujo trabalho e legado perdurarão por muitos anos". Os três também destacam que "sua coragem e persistência, com seu brilho e humor, inspiraram pessoas em todo o mundo".

Nascido em 8 de janeiro de 1942, Hawking foi físico teórico, astrofísico, cosmólogo e divulgador, que sofria de uma doença vinculada à esclerose lateral amiotrófica. A doença se agravou com o passar dos anos, fazendo com que ficasse praticamente paralisado e, com isso, ele foi obrigado a se comunicar por meio de um aparelho que reproduzia sua voz, o que não o impediu de continuar investigando os segredos do universo.

Hawking escreveu o livro Uma Breve História do Tempo, que foi um best-seller internacional, tornando-o em uma das maiores celebridades do mundo científico desde Albert Einstein.

Fontes