Estudo da UE: proteger a Natureza é altamente rentável

Fonte: Wikinotícias

14 de novembro de 2009

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um estudo lançado pela UE em 2007, e apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) revelou que os custos de protecção da natureza podem ser menores do que os benefícios, sendo dessa forma vantajosos os investimentos na sua protecção. Numa primeira fase, o estudo apontou que a diminuição da diversidade apresenta um custo estimado entre 1350 e 3100 milhões de euros por ano.

Segundo o estudo apresentado por Pavan Sukhdev, economista Indiano, investir milhões para proteger a diversidade da vida animal e vegetal permitirá, a longo prazo, um retorno do investimento cem vezes superior. Segundo o autor, "Reconhecer e pôr um preço nos serviços prestados pela natureza à sociedade deve ser uma prioridade para os responsáveis políticos", e é nesse sentido que o estudo "A economia dos sistemas ecológicos e da biodiversidade" aponta.

Ainda segundo o mesmo estudo, um investimento de cerca de 30 mil milhões de euros por ano no desenvolvimento de áreas protegidas terrestres e marinhas poderá trazer um retorno de benefícios na ordem dos 2,6 a 3,3 mil milhões de euros por ano, durante várias décadas.

Fontes