Estudantes chilenos estão em greve de fome

Fonte: Wikinotícias

Chile • 17 de agosto de 2011

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Estudantes do ensino médio no Chile estão em greve de fome a um mês, em protesto contra a precariedade do sistema de ensino no pais.


Estudantes universitários e professores do ensino médio de todo pais aderiram a greve. Algumas escolas foram tomadas por alunos como forma de protesto. Segundo site da federação de estudantes da universidade do chile, o dialogo com o parlamento será realizado no momento em que o governo der garantias de que as propostas em negociação contemplarão as exigências para melhoria do ensino público.


Entre as reivindicações estão o transporte gratuito para estudantes, revisão da lei LOCE, criada no governo de Augusto Pinochet e parte dos lucros com o cobre, produto mais exportado do chile, investidos na educação. Desde o final do mês de maio de 2011, os estudantes chilenos fazem protestos em prol de um ensino público de qualidade. Os estudantes chegaram a enfrentar a polícia, e em resposta a tal situação o governo entregou duas propostas que foram insuficientes segundo os estudantes.

Fontes