Estado de saúde de Ariel Sharon causa preocupação

Fonte: Wikinotícias
Na Wikipédia há um artigo sobre Ariel Sharon.

5 de janeiro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os médicos do hospital onde se encontra internado o premiê israelense Ariel Sharon, que sofreu um derrame cerebral na quarta-feira (4), não são capazes de especificar com precisão a extensão dos danos que ele sofreu, enquanto ele não acordar de um coma induzido pelos cirurgiões.

O doutor Shlomo Mor-Yosef, diretor do Hospital Hadassah Ein Karem de Jerusalém, disse que o cérebro do premiê está funcionando. Sharon se encontra sob anestesia e com respiração auxiliar, depois de ter passado por duas cirurgias. Após a primeira operação, que durou 6 horas, os médicos voltaram a transferi-lo de volta para a sala de operações, para nova intervenção que durou outras três horas, por causa de uma escanografía que mostrara que o cérebro continuava sangrando. "Este tratamento durará entre 48 e 72 horas, e depois tentaremos acordar gradualmente o premiê", disse o médico.

Este é o segundo derrame cerebral que Sharon sofre em menos de três semanas. O premiê tinha sofrido um derrame menor 18 de dezembro passado.

A inesperada condição de saúde do premiê israelense coloca a região na incerteza política, justo num momento em que Sharon estava conseguindo fazer com que a opinião européia tivesse uma imagem mais positiva a respeito dele, por causa de sua decisão de desmantelar os assentamentos judeus na Faixa de Gaza e de ter abrir a fronteira entre Egipto e a Palestina.

O grupo extremista islâmico Hamas declarou: "toda a região estará melhor sem ele. Sharón foi responsável por massacres e terrorismo durante décadas contra nosso povo". Por sua vez, Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, telefonou para perguntar pelo estado de saúde de Sharon.

Sharon se caracterizou durante sua vida pública por sua imprevisibilidade e por sua inclinação a tomar riscos, tanto no militar como no político, o que o converteu numa figura imprescindível na vida política de Israel. No cargo, quem o substitui de maneira interina é Ehud Olmert, Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Economia.

Fontes