Estádio do Corinthians pode sediar jogos da Copa de 2014 em São Paulo

Fonte: Wikinotícias

22 de julho de 2010

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O impasse quanto ao estádio que será utilizado para sediar os jogos de São Paulo na Copa do Mundo FIFA de 2014 está favorecendo projetos de construção de um estádio pelo Sport Club Corinthians Paulista, clube de futebol da capital. De acordo com fontes ligadas ao clube, o Corinthians já possui proposta para a construção de um estádio na periferia da cidade, em Itaquera, nos padrões da FIFA.

Histórico
Vista da fachada do Estádio do Pacaembu, utilizado atualmente pelo Corinthians como mando de campo.

O Corinthians é o clube mais popular do estado de São Paulo, com cerca de 33% da preferência dos paulistas.[1] Há muito tempo a torcida almeja que o clube tenha seu próprio estádio, já que manda seus jogos no Estádio Municipal do Pacaembu, e seus principais rivais, São Paulo FC, Palmeiras, Portuguesa e Santos FC possuem seus próprios estádios. Vários projetos foram apresentados mas até hoje nenhum foi concretizado.

Em 16 de junho a Confederação Brasileira de Futebol divulgou uma nota excluindo o estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, da Copa de 2014.[2] A partir de então criou-se um impasse para decidir qual estádio sediará os jogos na capital paulista, com várias pessoas repudiando a atitude da confederação, outras defendendo a construção de outro estádio e outros defendendo a utilização de outros estádios, como a Arena Palestra Itália. Com isso grupos ligados ao Corinthians começaram a cogitar a construção de um estádio para o clube que possa ser utilizado para a Copa no Brasil.

Os projetos

Depois de algumas conversações, o presidente federal Luiz Inácio Lula da Silva, conselheiro vitalício do clube, manifestou apoio pela construção de um estádio do Corinthians. O objetivo do clube é a construção no terreno de Itaquera, onde atualmente é mantido um centro de treinamento das categorias de base do Corinthians, e anunciá-lo em 1° de setembro desse ano, dia do centenário do clube. Integrantes da diretoria ficaram animados com a reunião que ocorreu no palácio do governo paulista, onde, segundo eles, os participantes manifestaram interesse na construção de um novo estádio.

Luiz Inácio Lula da Silva recebe os jogadores do Corinthians, após conquistarem o título da Copa do Brasil de 2009.

De acordo com informações divulgada nessa quinta-feira (22), o Corinthians já teria um projeto pronto para um novo estádio, que seria discutido em agosto pelo Conselho Deliberativo. O estádio, cujo projeto estaria sendo finalizado pelo arquiteto Eduardo Castro Mello, teria capacidade para 50 mil pessoas e custaria R$ 400 milhões. O estádio estaria nos padrões da FIFA, podendo, assim, sediar a abertura da Copa de 2014.

As informações atribuem a responsabilidade da obra à Tessler Engenharia, com investimentos do empresário Juan Quirós, dono do grupo Advento. o diretor da empresa, Marcelo Tessler, afirma que o estádio vai surpreender. Segundo ele, o projeto "que será apresentado oficialmente ao Conselho do Corinthians" está sendo revisto. O grupo Advento ficaria com direitos sobre o estádio por 10 anos, quando, então, a arena passaria a ser 100% do Corinthians.

Há ainda dois outros projetos, um do de uma arena multiuso em Guarulhos; e outro do vice-presidente de márquetim do Corinthians, Luís Paulo Rosenberg, que também seria localizada em Itaquera. O primeiro envolve interesses de três grandes empresas, mas o presidente do clube pediu tempo para analisá-lo. Já o segundo projeto é incerto, já que ainda não foi apresentado ao Conselho Deliberativo.

Fontes