Especialistas aconselham permitir a ascensão de mulheres ao trono japonês

Fonte: Wikinotícias
Na Wikipédia há um artigo sobre en:Emperor of Japan.

30 de outubro de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um painel governamental de especialistas sugeriu uma reforma da Lei da Casa Imperial para permitir a ascensão das mulheres ao trono japonês. "Concluímos que é possível que [a sucessão] se amplie a uma linha maternal (...) É quase seguro que a [tradição de] sucessão por linha paterna não se existiga", declarou na terça-feira passada (25) Hiroyuki Yoshikawa, ex-diretor da Universidade de Tóquio e Presidente do painel.

Yoshikawa acrescentou: "Discutimos se seria possível assegurar uma sucessão imperial estável sob a atual Lei da Casa Imperial, mas obviamente haverá uma carência de herdeiros imperiais no futuro. Ao permitir que monarcas mulheres e seus descendentes ascendam ao trono imperial, se protegeria a sucessão hereditária da família imperial, estipulada na Constituição".

Se espera que em novembro as reuniões do comitê de especialistas chegue ao fim. O Junichiro Koizumi planeja apresentar um projeto de lei ao Parlamento sobre o tema, uma vez que saia o relatório dos especialistas. O dito projeto deve ser discutido quando começar a próxima legislatura, em janeiro de 2006.

O painel de especialistas foi criado em janeiro deste ano por uma iniciativa de Koizumi. O atual imperador Akihito, de 71 anos, tem dois filhos varões (Naruhito, de 45 anos e primeiro na linha de sucessão, e Akishino) e uma filha (Sayako), mas não tem netos varões. Naruhito e a princesa Masako, de 41 anos, têm uma filha: a princesa Aiko, que irá completar 4 anos de idade. O casal não conseguiu ter uma criança do sexo masculino.

Em 1999, a princesa Masako (Masako-sama para os japoneses) teve um aborto natural (provocado, segundo algumas especulações, pelo mal tratamento recebido pela família imperial). Após o nascimento da princesa Aiko, em dezembro de 2001, Masako foi obrigada a suspender seus compromissos imperiais por causa do estresse.

A maior parte da opinião pública japonesa é favorável que a princesa Aiko suba ao trono. Uma pesquisa publicada pelo Tóquio Shimbun, realizada pela Associação Japonesa de Pesquisa da Opinião Pública, mostra que 84% dos entrevistados deseja a sucessão feminina, contra 6%, que prefere manter o sistema atual.

Um grupo de pesquisadores e advogados foi organizado com a intenção de preservar a sucessão masculina. Eles esperam conseguir isto com uma proposta de ampliação da família imperial mediante o restabelecimento de alguns ramos reais antigos abolidas durante a ocupação dos Estados Unidos (1946 - 1952).

Segundo a Constituição de 1947, a sucessão ao trono imperial (que não detém poder de fato para governar sob o regime parlamentar atual) é de linha patriarcal. No entanto, a ausência de herdeiros varões depois da ascensão de Naruhito, pôs de novo o assunto na imprensa.

Uma decisão sobre o tema deveria tomar-se o mais cedo possível. A princesa Aiko já tem 3 anos, e pela tradição deveria estar recebendo a educação apropriada para seus futuros deveres imperiais.

Ainda que no passado oito mulheres tenham ascendido ao trono, entre os séculos VI e XVIII, nenhuma teve herdeiros e reinaram em situações de emergência.

Fontes