Enade: estudantes põem em dúvida eficácia da prova na qualificação dos cursos

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 23 de novembro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Aproximadamente 483,5 mil estudantes foram convocados para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014, aplicado hoje (23) em todo o país. O exame, criado em 2004, avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências e é usado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Estudantes ouvidos pela Agência Brasil, neste domingo, porém, dizem não sentir na prática a finalidade teórica da prova.

Segundo o estudante Jaime Augusto Barbosa Neto, que está finalizando a graduação em engenharia civil no Centro Universitário de Brasília, a nota da avaliação não reflete a qualidade do curso. “Acho que deveria ter um critério melhor de avaliação, avaliar ao longo dos anos, pelas aulas e não só por uma prova. Principalmente para cursos como o meu, que não têm a grade linear, aqui [em Brasília], por exemplo, temos mais conteúdo sobre solo e outros estados têm o currículo mais voltado para a parte hidráulica”, disse.

Este ano, o Inep não faz o processo de amostragem e todos os estudantes concluintes habilitados ao Enade 2014 e inscritos pela respectiva instituição de educação superior foram convocados para a avaliação. O aluno que não fizer a prova não poderá receber o diploma enquanto não regularizar a situação, participando do Enade em anos seguintes.

A estudante de pedagogia Helena Beatriz Brito da Costa disse que muitos colegas vão boicotar o exame e entregar o gabarito em branco. “Mas tem gente querendo fazer bem a prova porque na avaliação passada o curso de pedagogia ficou com uma nota muito ruim”, ponderou. Ela conta ainda que a coordenação do curso da Universidade de Brasília (UnB) tirou dúvidas sobre o preenchimento do questionário socioeconômico e cobra que, durante o curso, haja uma orientação a respeito do Enade.

A estudante Amanda Rosa também acha que o boicote prejudica o resultado do exame, mas disse que vai fazer a prova para se autoavaliar. “Quero me comparar com outras pessoas que estão se formando porque é com elas que vou concorrer em provas de mestrado e outros concursos que vêm pela frente”, disse a estudante de química da UnB.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de graduações. Neste ano, participam do Enade alunos de 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. Confira a lista dos cursos que participam do exame este ano. Estudantes de instituições de educação superior participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. Na foto, o estudante de educação física da UnB, Luiz Felipe Rosa

O estudante de educação física da UnB Luiz Felipe Rosa acredita que, para o seu curso, o Enade ficará defasado. “Hoje ele é dividido em licenciatura e bacharelado, mas o meu curso ainda é do currículo antigo, então vou fazer a prova para avaliar um curso que não existe mais, para comparar com cursos diferentes”, explicou.

A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano. Procurada, a assessoria do Inep informou que amanhã (24) divulgará nota sobre o Enade 2014 e comentará os questionamentos dos estudantes. Em 2013, o exame teve 13,7% de abstenção.

Fontes