Empresa anuncia projeto de avião hipersônico

Fonte: Wikinotícias

6 de fevereiro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Isso parece incrível para os padrões atuais, mas eu não vejo porque as gerações futuras não poderão fazer viagens diárias à Austrália.
— Alan Bond, chefe da Reaction Engines

A empresa Reaction Engines de Oxfordshire, Inglaterra, anunciou recentemente o projeto do avião hipersônico A2 capaz transportar 300 passageiros, alcançando uma velocidade de 5 mil quilômetros e com autonomia de vôo de 20 mil quilômetros. O avião terá uma versão operacional daqui a 25 anos.

Com 143 metros de comprimento, aproximadamente o dobro de um Airbus A380, será o primeiro objeto feito pelo homem a voar constantemente na atmosfera terrestre atingindo tal velocidade.

Estima-se que o preço de uma passagem no A2 custe o equivalente às passagens de primeira-classe na Inglaterra, em torno de £3,500 (US$6,900), embora seja possível que o preço venha a cair no futuro. Um vôo da Europa à Austrália duraria menos de 4 horas e 40 minutos.

O avião não terá janelas, devido aos problemas com a temperatura produzidos em alta-velocidade, como compensação os projetistas deverão colocar televisores onde estariam as janelas para dar a sensação de se ver o exterior.

O jato também utiliza um motor impulsionado por hidrogênio líquido, combustível que se usa habitualmente nos foguetes, que libera água e óxido nitroso.

Fontes