Em visita ao Sri Lanka, papa pede respeito aos direitos humanos

Fonte: Wikinotícias

Sri Lanka • 13 de janeiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O papa Francisco pediu hoje (13) “respeito aos direitos do homem” e à “procura da verdade” no Sri Lanka, país devastado por décadas de guerra civil. Ele chegou ao país para visita de dois dias. “O processo de recuperação precisa incluir a busca da verdade”, disse ao desembarcar no aeroporto de Colombo, a capital do Sri Lanka, que ainda luta para curar as feridas do conflito entre o Exército e a rebelião separatista Tamil derrotada em 2009.

“Todos os membros da sociedade devem trabalhar em conjunto, todos devem ter uma voz. Todos devem ser livres para expressar as suas preocupações, necessidades, aspirações e os seus medos”, acrescentou o papa. Ele destacou que a reconstrução passa pelo respeito aos direitos humanos, uma questão sensível no Sri Lanka, uma vez que dirigentes do país se recusaram a cooperar com o inquérito da Organização das Nações Unidas sobre as denúncias de crimes de guerra cometidos contra civis no fim do conflito.

"A grande obra de reconciliação deve incluir a melhoria da infraestrutura e prover as necessidades materiais, mas também, e ainda mais importante, promover a dignidade humana, o respeito aos direitos do homem e a plena integração de todos os membros da sociedade”, declarou. O papa foi recebido no aeroporto de Colombo pelo presidente Maithripala Sirisena, que acaba de assumir o governo e prometeu um inquérito independente sobre as acusações de crimes de guerra cometidos no governo do antecessor Mahinda Rajapakse.

Fontes