Durante terremoto, FARC atacam delegacia de polícia em Chocó, na Colômbia

Fonte: Wikinotícias
Departamento de Chocó, na Colômbia.

Colômbia • 3 de outubro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A partir do meio dia do domingo, várias frentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) uniram-se para atacar a delegacia de polícia de Sipí, no departamento do Chocó, parte ocidental da Colômbia. Segundo o Departamento Administrativo de Segurança (DAS), cinquenta policiais entraram em confronto com os insurgentes.

Na manhã da segunda-feira, Mario Iguarán, Promotor Geral da Nação, comunicou à imprensa a morte de cinco policiais, além de outros oito feridos e o desaparecimento de um número indeterminado de pessoas.

A presença da guerrilha pode dever-se, segundo declarou Alberto Ruiz, diretor operativo da Polícia Nacional, à existência de cultivos de folha de coca nos arredores de Sipí.

Fredy Lloreda, secretário de governo do Chocó, declarou: "Desde 1h da tarde [domingo], a população é objeto de uma tomada guerrilheira, ao que parece das FARC. Perdeu-se a comunicação com a polícia local e se tem realizado o reforço para que o controle seja recobrado".

Por sua vez, a autoridade municipal disse: "Um auxiliar da polícia nos confirmou que a guerrilha das FARC conseguiu vencer a força pública no Comando da Polícia do departamento, na noite do domingo. É desconhecida a sorte dos agentes e da população".

Às 16h30 (21h30 UTC) do domingo foi feita a última comunicação com os policiais. Sipí conta com uma só linha telefônica e suas condições geográficas e climáticas dificultam o acesso.

Enquanto ocooria o ataque, um terremoto de 5,2 graus na escala de Richter se registrou às 17h07 (22h07 UTC) do domingo. O sismo ocorreu a 112 km de profundidade, e teve seu epicentro a 12,4 km de Sipí. O tremor pôde ser sentido em toda parte ocidental do país. Em Pereira, onde se disputava uma partida de futebol: Desportivo Pereira X Desportivo Pasto, algumas pessoas entraram em pânico, e o jogo foi suspenso temporariamente. Não há refistro de danos ou vítimas.


Fontes