Depois do Chile, presidente colombiano Petro viajará para Cuba

Fonte: Wikinotícias
Gustavo Petro

11 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente colombiano chegou ao Chile, de onde seguirá para Cuba para participar da Cúpula do G77+China e concluirá sua viagem em Nova York, onde participará da 78ª Conferência da ONU.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou segunda-feira ao Chile para participar dos eventos dos 50 anos do golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet em 11 de setembro de 1973.

O presidente colombiano recebeu a saudação protocolar do presidente do Chile, Gabriel Boric. Antes de entrar no palácio La Moneda, Petro afirmou que “é uma grande oportunidade para os chilenos se unirem em torno de um propósito tão nobre e dar um exemplo necessário ao resto da América Latina e do mundo”.

Petro também falou sobre governos de extrema-direita. “Vejo o risco dos extremistas de extrema-direita que estão em ascensão no mundo, não só na América Latina, é um problema global. Há uma destruição democrática, precisamente, pela tensão provocada pela realidade de uma humanidade que pode morrer, desaparecer como espécie, se não conseguir fazer a transformação econômica que hoje é exigida rumo a economias descarbonizadas”, afirmou o presidente, após sua participação.

Como parte da visita, o presidente colombiano manteve um encontro com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, na Universidade do Chile.

Após visitar o Chile, Petro viajará para Havana, em Cuba, para participar da Cúpula G77+China, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro.

A Cimeira, que pela primeira vez será presidida por Cuba, reunirá 134 países membros das Nações Unidas para discutir a colaboração em questões de desenvolvimento e inovação.

Segundo o secretário-geral da ONU, António Guterres, no âmbito deste evento vai pedir aos países que “adotem as suas próprias reformas para garantir bons governantes, mobilizem os seus próprios recursos para garantir que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam uma prioridade efetiva na sua política interna”.

Por fim, o presidente viajará a Nova York, com seu chanceler, Álvaro Leyva, para participar da 78ª Assembleia Geral da ONU, nos dias 17 e 18 de setembro.

Fontes