Defensoria Pública denuncia governo brasileiro por causa de gripe suína
Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
- Vírus da gripe suína não é mais tão perigoso, constata OMS
- Cerca de 40% das mortes por gripe A são de pessoas saudáveis e jovens, diz OMS
- Ministério da Saúde do Brasil diz que não há falta de medicamento para tratar gripe A
- Defensoria Pública denuncia governo brasileiro por causa de gripe suína
- Gripe A afeta popularidade de Lula
10 de setembro de 2009
A Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro anunciou hoje (10) que enviará relatórios a diversos órgãos denunciando suposta omissão das autoridades sanitárias brasileiras com relação à epidemia de influenza A (H1N1) - gripe suína. A informação foi divulgada pelo defensor público André Ordacgy.
Um dos relatórios, segundo Ordacgy, será elaborado pela Defensoria Pública e pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, para ser encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo Ordacgy, o documento mostrará que o Ministério da Saúde não possui estoque suficiente de antivirais (Tamiflu/Oseltamivir) para atender a todos os pacientes com suspeita da doença.
Outro documento será encaminhado ao Ministério Público Federal pedindo que os procuradores investiguem se houve improbidade administrativa ou se há a possibilidade de responsabilizar criminalmente as autoridades sanitárias por causa da epidemia de influenza A (H1N1) - gripe suína - e das mortes ocorridas no país.
Um terceiro relatório será direcionado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos para mostrar supostos equívocos das autoridades sanitárias brasileiras, que não teriam impedido as mais de 650 mortes no país.
Uma outra medida anunciada hoje será a fiscalização do Ministério da Saúde, pela Defensoria Pública, para verificar se os estoques de medicamentos serão ampliados.
Segundo ele, caso seja constatado que não há medicamentos ou vacinas suficientes, a Defensoria Pública recorrerá à Justiça. Até o momento, Ordacgy já entrou com três ações contra a União por causa da gripe suína.
Fontes
- Vitor Abdala Defensoria Pública denuncia governo por causa de gripe suína Agência Brasil 10 de setembro de 2009
| Esta notícia é uma transcrição parcial ou total da Agência Brasil. Este texto tem licença Creative Commons Atribuição 2.5. Brasil. |
| Compartilhe em |