Crianças protagonizam intervenção em obra da Bienal

Fonte: Wikinotícias
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.

Porto Alegre, Brasil • 28 de outubro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Estudantes da região metropolitana de Porto Alegre fizeram ontem pela manhã uma performance no armazém A3 do Cais do Porto da capital gaúcha. O armazém é um dos espaços da 5ª Bienal do Mercosul. Junto à obra Ilusión, da boliviana Raquel Schwartz, um grupo de 40 alunos de 5ª a 7ª série da Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, de Canoas, encenaram e cantaram o poema "Rosa de Hiroshima", de Vinícius de Moraes.

Após uma contagem regressiva de 27 segundos – uma referência ao tempo que a bomba atômica levou para detonar – as meninas, que vestiam rosa, cantaram com bonecas no colo. Os meninos, que vestiam preto, completavam a cena imóveis, como se o tempo tivesse parado.

A professora de artes Marília Fernandes, que teve a idéia da intervenção e orientou os alunos, conta que a escola já havia visitado a obra Ilusión. Também conhecida como a "casa rosa", esta é uma das instalações mais procuradas pelo público. A obra é uma reprodução de uma casa, dentro do armazém A3, toda coberta de pelúcia cor-de-rosa, inclusive móveis, telefone e geladeira.

Associando ilusão, dominação e o poderio americano, a educadora pretendeu estabelecer um elo entre o conhecido poema e a instalação da artista boliviana. “Sentimos que era importante fazer alguma coisa para abordar as questões que esta obra nos desperta, como o machismo na sociedade boliviana. Assim, pensamos em relacionar este tipo de poder com o que foi exercido pelos americanos com a bomba atômica”, explica Marília.

Apesar do pouco público presente, a performance chamou a atenção, principalmente das outras escolas que visitavam o espaço da megamostra de arte contemporânea.

Fontes