Copa do Mundo de 2010: Brasil perde de 2 a 1 e é desclassificado
2 de julho de 2010
Centenas de brasileiros assistiram, apáticos, à eliminação de sua seleção da Copa do Mundo. Eles acompanharam hoje (2) de um telão instalado na Casa Brasil a derrota do Brasil para os Países Baixos por 2 a 1.
Muitos torcedores não puderam ir até Port Elizabeth, local da partida, por compromissos profissionais ou mesmo pela falta de disponibilidade de voo para a cidade. Mesmo assim, não deixaram de torcer e sofrer com a saída do Brasil da briga pelo seu sexto campeonato mundial de futebol.
Sentados em cadeiras espalhadas em uma sala ampla do espaço montado pelo governo federal na África do Sul, ou mesmo no chão, eles esperaram por uma reação brasileira até o final da partida contra os Países Baixos. Depois do apito final, porém, não contiveram sua decepção.
“Tristeza”, resumiu o produtor de eventos Eduardo Gontijo Costa, enquanto ainda tentava entender os motivos que levaram à eliminação da equipe brasileira.
Em sua primeira Copa do Mundo, Eduardo já tinha reservado ingresso para a partida final e esperava ver o Brasil conquistar o hexacampeonato. Com a eliminação, o produtor disse que torcerá pela Argentina. “Eles estão merecendo”, afirmou, desolado, ao lado de dois amigos também decepcionados.
“É triste. Não sei nem o que dizer”, afirmou Danilo Abes João, que vive em Pretória e viajou cerca de um hora para assistir ao jogo perto de outros brasileiros, na Casa Brasil.
Danilo, que vive com a mulher há dois anos em meio na África do Sul, esperava ver o Brasil mais uma vez campeão nesta Copa e agora lamenta a distração de alguns jogadores no jogo de hoje.
“Não se pode tomar um gol da forma que tomamos”, afirmou ele, sobre o primeiro gol holandês da partida. “Um jogador de seleção também não pode ser expulso, como foi o Felipe Melo.”
A mulher de Danilo, Katia Abes João, tentou confortá-lo lembrando o histórico brasileiro em mundiais: "Ninguém vai superar a gente. Só nós temos as cinco estrelas na camisa.”
- O jogo
Os primeiros 45 minutos foram dominados pelo Brasil, que no intervalo vencia por 1 a 0 com golo de Robinho a desmarcar-se no centro do campo aproveitando um “buraco” deixado pela defesa neerlandesa logo aos 10 minutos de jogo. Uma defesa espectacular do goleiro neerlandês Maarten Stekenlenburg evitou um segundo golo do Brasil.
A equipa dos Países Baixos não conseguia “furar” a defesa brasileira na primeira parte. Mas aos sete minutos do segundo tempo, Wesley Sneijder cruza para a área e o defesa Filipe Melo cabeceia para seu próprio gol, atrapalhando o goleiro brasileiro Júlio César.
Sneijder, um dos jogadores mais baixos no campo, marcou de cabeça o golo da vitoria aos 68 minutos de jogo. Depois de um cruzamento de Arjen Robben para a entrada da grande área, Dirk Kuyt aparece em corrida a cabecear para trás, para o centro da área onde Snejder sem demora cabeceou e marcou.
Filipe Melo aos 73 minutos foi expulso por ter pisado deliberadamente o atacante neerlandês Robben. Com um a menos, os futebolistas brasileiros ficaram nervosos e não conseguiram empatar o jogo.
2 de julho de 2010 | |||
Países Baixos | 2 a 1 | Brasil | Nelson Mandela Bay Stadium, Port Elizabeth Affluxo : 40 186 espectadores Árbitro : M. Yuichi Nishimura |
14' Heitinga 47' Van der Wiel |
(relatório) | 10' Robinho 37' Bastos |
Fontes
- ((pt)) Vinicius Konchinski. Seleção perde e brasileiros lamentam eliminação da Copa do Mundo — Agência Brasil, 2 de julho de 2010
- ((pt)) Mundial: Sumo de Laranja Amargo para o Brasil — Voz da América, 2 de julho de 2010
- ((pt)) Relatório Holanda - Brasil [inativa] — FIFA, 2 de julho de 2010. Página visitada em 2 de julho de 2010
. Arquivada em 4 de julho de 2010
A versão original, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. |
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |