Clima, energia e ebola são temas de cúpula da União Europeia

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

23 de outubro de 2014

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se a partir de hoje (23) em Bruxelas, Bélgica com novas metas ambientais e energéticas na agenda, bem como a nomeação de um coordenador europeu para o combate à epidemia de ebola.

A cúpula começa às 17h30min locais, depois da habitual troca de pontos de vista com o presidente do Parlamento Europeu. O tema sobre o clima e a energia no período de 2020 a 2030 estará na abertura dos trabalhos. O novo quadro prevê objetivos de redução das emissões de gases de efeito estufa em 40% em relação ao nível de 1990, e de pelo menos 27% para as energias renováveis.

Os líderes dos 28 países vão debater também o problema da epidemia do vírus ebola, devendo aprovar a nomeação de um coordenador especial da UE, com a função de assegurar maior coordenação entre a União Europeia, os Estados-Membros e as Nações Unidas.

O encontro termina amanhã (24), com um debate sobre a situação econômica na UE, com a participação do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi. Em seguida, haverá uma reunião dos líderes da zona do euro sobre o mesmo tema, mas centrado nos países de moeda única.

A aprovação da nova Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker, que recebeu nessa quarta-feira (22), em Estrasburgo, o aval do Parlamento Europeu, é uma formalidade a ser cumprida pelo Conselho Europeu.

Fonte